terça-feira, 6 de outubro de 2009

Favela Chic

INTERNETS - Ronaldo Lemos - ronaldolemos09@gmail.com
Folha de São Paulo, segunda-feira, 21 de setembro de 2009 - Folhateen

As periferias vêm se apropriando cada vez mais do "chic". E isso se torna cada vez mais visível graças à internet. Na Inglaterra, a turma dos "chavs" (pronuncia-se tchévs), grupos da periferia de Londres, adotou a caríssima marca Burberry como sua preferida. Ficou comum ver "chavs", muitos deles desempregados, andando pelas ruas de Londres com blusões da Burberry, para o desespero do departamento de marketing da empresa. No Brasil, algo parecido acontece na rua e na internet. A Lacoste, por exemplo, que tem uma campanha claramente direcionada para um público de classe A tornou-se uma das favoritas das periferias.

Procure as palavra "Lacoste" ou “Ecko” no YouTube. Vai achar os vídeos do Bondes da Jacaré e o Bonde do Rinoceronte.O MC FB canta: “desde que eu me conheço como gente/ que a Lacoste é o símbolo da gente". Na favela de Manguinhos, no Rio de Janeiro, diz o outro funk, só tem "neguinho portando Ecko".

Isso diz muito sobre como a rede bagunça os conceitos de "centro" e de "periferia". É também uma mudança simbólica. É comum o mundo "chic" se apropriar da favela (como fez o clube francês). Mas o contrário, até há pouco tempo, era invisível para muita gente, e agora não é mais.

Arquivo do blog