FSP, Tiago Ribas, 17.mai.2022
Lançado em outubro do ano passado, o joguinho de adivinhação de palavras "Wordle" se tornou rapidamente uma das maiores sensações da internet. Simples, viciante e facilmente copiável, ele vem servindo de inspiração para vários programadores, que brincam com a fórmula do título original criado pelo americano Josh Wardle e vendido para o jornal The New York Times por alguns milhões de dólares (o valor exato não foi revelado).
Há jogos que utilizam as mesmas regras, mas com palavras com número variável de letras ("Hello Wordl"), em que você precisa adivinhar uma equação ("Nerdle"), em que o objetivo é adivinhar um país ("Worldle") e com termos ligados a assuntos específicos, que vão de mudanças climáticas ("A Greener Worldle") à cantora pop Taylor Swift ("Taylordle"). Para quem não se arrisca no inglês, existem ainda versões em português: "Termo" (meu favorito) e "Letreco" são as mais conhecidas.
Entre essas variações, uma das mais engenhosas é "Absurdle", uma espécie de antítese de "Wordle". O jogo segue as mesmas regras básicas (só que com número ilimitado de tentativas) e usa o mesmo dicionário de palavras do título original, mas o computador pode alterar a palavra secreta de forma a atrapalhar o jogador.
Em uma postagem em seu blog, o desenvolvedor do jogo --que já criou uma versão de "Tetris" em que o jogador recebe sempre a pior peça possível, chamada "Hate Tetris"-- explica a lógica por trás do game.
- Ao invés de selecionar uma única palavra secreta, o computador escolhe um grupo de termos que obedecem as dicas que o jogador conseguiu até aquele momento.
- Só é possível vencer o jogo com muita paciência, um bom vocabulário e depois de várias letras terem sido testadas.
Mas não são só desenvolvedores bem intencionados que aproveitam a mania. Houve uma multiplicação de cópias descaradas de "Wordle" em lojas de aplicativos e sites que buscam lucrar com anúncios
"Vender para o The New York Times foi uma forma de me afastar disso [lidar com cópias do jogo]. Eu não queria ficar pagando um advogado para entrar com ordens de cessação de um jogo que nem está me dando dinheiro", afirmou Wardle na Game Developer Conference, em San Francisco, segundo o jornal The Independent.
Também é preciso tomar cuidado com versões aparentemente inofensivas de "Wordle", mas que funcionam como um malware (programa malicioso).
O usuário do Twitter Eduardo Henrique, por exemplo, descobriu embutido no código do jogo "Olavooo" um minerador de criptomoedas, que suga o poder de processamento do computador do jogador e pode resultar em superaquecimento e travamentos. A suspeita foi depois confirmada pelo site de tecnologia Tecnoblog.
Se conhecer todas essas versões de "Wordle" te deixou com vontade de inventar seu próprio quebra-cabeça, você pode experimentar o "Wordle Generator" e desafiar seus amigos para uma partida. Você consegue resolver o enigma que nós criamos?
+
play (dica de game, novo ou antigo, para você testar)
Knotwords
(Android, iOS e PC)
Desta vez, a dica vai por conta de um especialista: "Se você gosta de 'Wordle' você deveria experimentar 'Knotwords'. É um jogo diário de palavras incrivelmente elegante. O que mais me impressionou é que, apesar de sua aparência enganosamente simples, ele foi claramente construído com muito esmero e cuidado", disse Josh Wardle no Twitter.